Saiba mais sobre a Yoga!
A prática da Yoga, que circula o mundo inteiro, definitivamente chegou ao Brasil. Vista dentro do universo zen, a Yoga ganhou o coração de algumas famosas e blogueiras, que aderiram a ela e a tornaram popular.
Porém, a Yoga não é apenas uma moda, e sim uma prática milenar, que tem uma história, ensinamentos e toda cultura de um povo. Infelizmente, muitas pessoas não conhecem a Yoga de verdade e a praticam por apenas algo que está em alta no momento.
Mas nós, aqui do blog, iremos falar o que ninguém te contou sobre a Yoga. E temos certeza que além de se apaixonar, irá ajudar as pessoas a conhecerem melhor essa prática incrível.
A origem de tudo
Assim como qualquer coisa que existe na terra, a Yoga também tem sua origem e ela é baseada em uma lenda, com filosofias próprias.
Antes de tudo, se precisa saber que essa prática é hindu (indiana). E nesse país, a religião é politeísta, ou seja, acredita em vários deuses ao invés de um só. E o nascimento da Yoga tem a ver com um deles em específico: Shiva.
O deus Shiva, é cultuado no povo indiano, como o criador de tudo que existe. Ele também tem o poder de destruição, renovação e transformação. Já que a Yoga é uma prática que transforma corpo, mente e alma (falaremos disso logo abaixo), ela só poderia ter como pai esse Deus.
Apesar dessa explicação religiosa, quem realmente criou a Yoga foi um povo chamado Drávida, que viveu cerca de cinco mil anos, ao noroeste da Índia, onde hoje fica localizado o Paquistão. Após uma invasão, a civilização desse povo foi destruída, mas graças a algumas escrituras e a pessoas que passaram os conhecimentos da Yoga de geração em geração, essa prática não foi perdida.
De que modo funciona a Yoga?
O significado da palavra Yoga é união, já que ela trabalha o físico, o mental e o emocional em conjunto.
Ela é praticada através de várias posições corporais, que são executadas lentamente, exigindo muita concentração. Essas posições ajudam na melhora da postura, tornam os músculos fortes e firmes, além de causarem perda de peso. Uma vez que os movimentos são feitos devagar, acontece o relaxamento dos músculos, tirando toda tenção que acumulamos durante o dia.
Dentro da prática de Yoga, ainda encontramos técnicas de respiração. Elas ajudam o corpo a absorver melhor o oxigênio e combatem a ansiedade. Também fazem com que observemos melhor as nossas emoções, podendo nos curar de mágoas passadas e de sentimentos mal resolvidos, por exemplo.
A concentração, que já falamos acima, é presente em toda prática de Yoga, pois durante as posições precisamos controlar nossa respiração, e contrações do corpo, além de observá-lo como um todo para conseguir se manter nelas.
Os diferentes tipos de Yoga
Se você pensa que só existe um tipo de Yoga, se enganou. Existem vários, assim cada pessoa pode escolher o que achar melhor e mais bacana. Algumas focam no lado respiratório, outras no físico e algumas até precisam de acessórios na hora de sua execução.
Hatha Yoga
Esse é o tipo mais popular de Yoga. Ela pode ser praticada por qualquer pessoa, sem restrição de idade. As aulas são lentas e os alunos ficam bastante tempo nas posições, ou asanas (como são chamadas as posturas na Yoga), determinadas pelos professores.
A Hatha Yoga ajuda na flexibilidade, na postura, força e equilíbrio. Além de claro, pelos movimentos serem feitos devagar, se consegue provocar um grande grau de relaxamento, que é praticado inclusive depois das aulas, logo após o termino dos exercícios posturais.
Iyengar Yoga
Nestas aulas de Yoga, o foco é a postura, permitindo que os alunos consigam melhorá-la e mantê-la alinhada. Nesse tipo de Yoga, são usados acessórios que são, geralmente, almofadas e blocos, que ajudam na execução dos exercícios e também a conseguir manter as posturas.
Power Yoga
Sendo uma vertente da Hatha Yoga, na Power Yoga as aulas ocorrem de forma dinâmica, exigindo força física e muita concentração para conseguir acompanhar as aulas.
O professor dessa modalidade de Yoga, tem maior liberdade, sem precisar planejar as aulas. Já que ela exige mais do aluno, é intensa e provoca um relaxamento enorme quando os exercícios acabam.
Ashtanga
A aula deste modo de Yoga pode ser guiada pelo próprio aluno, mas ele precisa dominar as asanas e seguir ser ritmo entre as posturas anteriores e as seguintes.
Meditação e Yoga
Primeiro é necessário saber as diferenças entre Yoga e meditação.
Assim como foi falado acima a Yoga representa a união entre o físico, mental e emocional, já a meditação é um estado de consciência. Mas o que é isso? Simplesmente é fazer a mente silenciar e se acalmar.
Durante a meditação, a mente deve ficar em silêncio (e quanto maior o tempo ela ficar quieta melhor). Ela ajuda na instabilidade emocional, faz com que consigamos equilíbrio interno e que tenhamos desenvolvimento pessoal.
Começando a meditar
A meditação não é tão fácil quanto parece. Ela exige que nos desconectemos dos pensamentos e de tudo que está ao nosso redor. Começar a praticá-la exige determinação, mas os benefícios são ótimos, porque além dos que já contamos, ela também combate a ansiedade e outros males da mente.
Vamos, aqui no blog, fazer um mini tutorial de meditação para iniciantes em apenas dois passos:
1. Sente-se em um local confortável e silencioso
Primeiramente, é necessário achar um cantinho para meditar, que ninguém te incomode. Depois, confortavelmente, faça a posição da borboleta ou de chinês, cruzando as pernas. Mantenha a coluna reta.
2. Tente não pensar em nada
Deixe sua mente livre, e tente não pensar em problemas ou até mesmo em situações. Se elas vierem em seus pensamentos, imagine e visualize elas indo embora lentamente, ficando longe e desaparecendo.
Seguindo esses dois passos, você já terá aprendido bastante sobre meditar.
Qual local é o ideal para praticar a Yoga e meditação?
Locais ao ar livre, onde você sinta a calmaria, a brisa batendo ou o sol na pele, são maravilhosos. Eles trazem paz e ajudam você a se sentir mais relaxado e concentrado, o que é fundamental nas duas práticas.
Ter um local amplo onde possa executar os movimentos é maravilhoso, pois os riscos de se machucar ou bater em paredes é bem menor. Além de você se sentir livre.
Não tem um local assim? Calma, que nós temos a solução. No Megaville Guaratiba, temos um amplo espaço, cercado pelo verde, com áreas gramadas perfeitas para praticar Yoga e meditar. Aqui, você se conectará não só com sua mente e corpo, mas também com a nossa grande mãe natureza. Tem coisa melhor? 😉
Deixar um comentário