Natal é tempo de…
Está chegando uma das épocas mais amáveis do ano. E nós aqui do Mega Blog, queremos saber o que ela representa para você.
Claro que vamos falar sobre todas as coisas boas que podemos fazer no Natal, mas gostaríamos que os nossos mega leitores refletissem sobre seu real significado.
Confira a postagem de hoje e entenda porque devemos amar essa data tão especial. ?❤
… presentear quem você mais ama
Uma das coisas mais gostosas de fazer nessa época é poder escolher com todo carinho e amor um presente para quem se ama. E, no Natal, poder presentear nossos entes queridos é ainda mais especial.
Essa tradição de troca de presentes é mais antiga e encantadora do que você pode imaginar. Ela começou com a maior estrela da noite de Natal: o menino Jesus. No dia em que Jesus nasceu, os três reis magos foram até sua manjedoura e lhe deram três presentes: o ouro, a mirra e o incenso.
O ouro, mostrava que o menino que acabara de nascer era da realeza dos céus, de Deus. A mirra, trazida em forma de óleo, tinha a função de ungir o corpo de Jesus, fornecendo-lhe proteção. Já o incenso, simbolizava a fé e a oração.
Além da história bíblica temos também a de São Nicolau, ou como ele costuma se apresentar, o Papai Noel.
Esse foi um bispo que levava presentes a crianças de famílias carentes. Ele costumava jogar presentes ou moedas em suas chaminés na noite natalina. Foi assim que ficou conhecido como o bom velhinho que alegra as crianças na noite de Natal. Como já diz a música “seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem.”
Viu só como dar presentes a quem se ama traz uma mensagem muito bonita por trás dos objetos comprados? O ato de presentar não precisa ter como base o valor material das coisas, e sim o gesto de amor e fraternidade.
Por isso, presentear alguém querido no Natal, seja com qual presente for, traz consigo uma mensagem de que você se importa com a pessoa, a ama e lembrou dela nessa data tão especial.
… ceiar!
Uma das coisas mais esperadas no Natal é a chegada da hora da ceia. Até porque, ninguém merece ficar com fome em uma noite tão especial.
Os pratos são variados: peru, chester, tender ou tender bolinha, arroz, salpicão, salada de batatas, farofa e por aí vai. Ahhh, claro! Sem esquecer o seu famoso dilema: pratos com ou sem uva passa?
Existem pessoas que esperam meia noite para ceiar. Existem outras que já começam a comer entradas (como bolinho de bacalhau, por exemplo). Tudo depende da tradição da família e claro, do anfitrião, que ofereceu seu lar para reunir todos os convidados.
Geralmente, cada um dos convidados leva um prato diferente, assim quem irá receber a família na noite de Natal não fica sobrecarregado. Mas também, há anfitriões natalinos que fazem questão de cuidar de tudo!
A troca de presentes pode ser feita antes ou depois da ceia e é a hora mais aguardada pelas crianças. Afinal, elas esperaram o ano todo para escrever uma cartinha ao Papai Noel e ganhar seu presente de Natal.
… decorar!
Uma das partes alegres do Natal é poder decorar a casa toda com os adereços natalinos, que vão desde uma simples árvore a pisca-piscas multicoloridos ou guirlandas exuberantes.
Nessa época você encontrará árvores de Natal enormes nas lojas, muita variedade de enfeites e bolinhas (várias cores, tamanhos e formatos), pisca-piscas que emitem sons e música, bonecos animados e muito mais.
Há quem prefira decorar a casa toda e também pessoas que não querem tanto trabalho e compram apenas pequenos adereços. E cá entre nós, decorar é muito bom, mas desmanchar tudo depois…
Hoje em dia, até os animais entram na onda natalina. Muitos donos de pets enfeitam seus bichinhos com gorrinhos de Papai Noel. Uma fofura, não é mesmo?
Também temos o caso de várias famílias que usam o gorrinho juntos, combinando. E claro, quando no Natal há crianças, não pode faltar aquele familiar que banca o Papai Noel da noite, se vestindo como ele e interagindo com a criançada.
… passar momentos em família
Essa sem dúvida é uma das melhores coisas do Natal. Reunir a família toda ao redor da mesa na hora da ceia, rever os familiares que não se via há muito tempo, colocar o papo em dia e curtir sua família é uma coisa que não tem preço.
Nos tópicos acima é possível ver que em todos a família está reunida. Seja na hora da ceia, na hora de interagir com as crianças, de decorar a casa ou trocar presentes.
Na pré-história, perto do dia vinte de dezembro, muitas pessoas que naquela época moravam e na região que hoje é denominada a Europa, vinham de longe para poder comemorar uma data festiva, que hoje os historiadores acreditam ser o Natal. Estar em família era tão significativo que eles não se importavam, mesmo morando longe, de ir ao encontro dela. Esse é um dos fatos históricos que mostram a tradição de migrar ao reencontro da tradição familiar.
E essas pessoas não faziam nada além de comer e estar com seus familiares. Nossos antepassados sempre deram extremo valor à família e esse espírito natalino não deve ser perdido. A coisa mais importante do Natal é estar com quem amamos.
Independentemente do tamanho da ceia, do preço dos presentes ou de uma decoração luxuosa, poder aproveitar a companhia daqueles que nos amam e que sentimos o mesmo, é o verdadeiro significado do Natal.
O Megaville Guaratiba não irá funcionar neste Natal, mas isso não quer dizer que você não possa vir curtir por aqui quando ele já tiver passado.
Traga sua família ou até mesmo aquele familiar que veio de longe te prestigiar na noite natalina para conhecer nosso espaço.
Somos um ambiente totalmente familiar e, por isso mesmo, incentivamos que seu Natal seja cercado do amor dos seus entes queridos e que você aproveite ao máximo sua família.
Nós, da Equipe Megaville Guaratiba, desejamos um Feliz Natal a todos! ?? ?
Deixar um comentário